Resenha: Dominando o ciclo de mercado, de Howard Marks
- Felipe Picanço
- 1 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jul.
O livro "Dominando o ciclo de mercado" foi meu primeiro livro em 2019, li quase de imediato ao lançamento, em 2018, ainda na versão gringa, em um período que Howard Marks estava na boca no povo aqui no Brasil. Lembro de recém ter participado de um congresso de investimentos e ele com certeza foi o mais citado pelos palestrantes.
Nesse livro, Marks ensina sobre a existência dos altos e baixos na economia, nos ensina como as finanças, supondo que ela ande em uma estrada, as vezes, anda em linha reta e, às vezes, em curvas sinuosas. Em outras, sobe ladeiras íngremes, mas também a desce. E claro, ele não pretende no livro conceder um mapa do futuro, mas acaba nos ensinando a entender essas "curvas" e "lombadas" do caminho.
Durante o livro é interessante entender a visão, que para mim, em melhor analogia é entender que em um dia de sol, você sai de casa de camiseta. Em um dia de chuva, você leva guarda-chuva. O mercado financeiro é igual: ele tem seus "dias de sol" (fase boa) e seus "dias de chuva" (fase ruim). Se não mudarmos nossa roupa, a estratégia de investimento, de acordo com o tempo, podemos nos molhar. É sobre se adaptar, e não sobre adivinhar o que vem por aí.
Com o livro, é possível entender que o risco de verdade é a chance de você perder seu dinheiro para sempre. Marks diz que a vida e os investimentos são cheios de incertezas e a gente nunca sabe 100% o que vai acontecer. O risco é justamente não saber o que vai virar a próxima esquina.
Outros pontos interessantes são suas explicações sobre o efeito dominó, já que as coisas não acontecem do nada e um evento "puxa" o outro, e também sobre a armadilha do "Desta Vez É Diferente" pois quando o mercado está subindo sem parar, muita gente pensa: "Ah, desta vez é diferente" e Marks nos lembra que os padrões se repetem.
Para consolidarmos o que fica de lição valiosa do livro, vou colocar em tópicos breves a forma que interpretei as informações, e se te chamar a atenção, corre para comprar o livro:
Saber a hora certa de agir: Quando o tempo está bom, use roupas mais leves. Quando o tempo está ruim, use o casaco e se proteja. Isso não é adivinhar, é se adaptar.
Não cair na emoção e proteger o seu dinheiro: Somos humanos, temos medo e temos a ganância, que podem nos fazem tomar decisões erradas. Quando todo mundo está eufórico, a gente quer entrar. Quando todo mundo está desesperado, a gente quer sair. Entenda o ciclo para poder comprar com com desconto no medo, e quando o mercado estiver superaquecido, não compre caro demais.
Sua carteira mais forte e foco no longo prazo: Se você monta sua carteira sabendo que o mercado tem altos e baixos, ela aguenta melhor os "tombos". As subidas e descidas são apenas parte do caminho. Ter paciência e entender que as coisas voltam ao "normal" depois de extremos, ajuda a manter o foco no seu objetivo lá na frente.
O livro "Dominando os Ciclos de Mercado" não vai te dar fórmulas mágicas para ficar rico rápido, mas ele vai te dar os macetes sobre os ciclos de mercado e ao que ficar atento e o que analisar quando estamos vivenciando um ciclo e como podemos nos posicionar neles para proteger o nosso patrimônio. Se você quer ter mais controle sobre seu dinheiro, este livro é um bom caminho.
Até a próxima resenha!
Abs, Felipe Picanço, CGA




Comentários