Resenha: A Ascensão do Dinheiro
- Felipe Picanço
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Decidi ler a "A Ascensão do dinheiro" após ter visto parte do documentário, mas que devido a uma qualidade de áudio baixa, preferi a leitura.
É um um livro que nos faz navegar na forma como enxergamos o dinheiro, o crédito e até mesmo a história da civilização. Quando iniciei, esperava algo próximo de uma linguagem de historiador, talvez enviesado pelo lado do documentário, mas confesso encontrei uma narrativa bem fluida, que deixa a leitura bem leve.
Ferguson traça uma “biografia” do dinheiro, desde os primeiros registros de trocas comerciais até o sistema financeiro global que conhecemos hoje, abordando muito bem as mudanças de rotas do dinheiro quando vivenciamos guerras, impérios, revoluções e crises financeiras. A ótica do livro traz o dinheiro não é apenas como uma ferramenta, mas como motor de propulsão na história.
Mesmo para quem não é do meio, o autor também consegue desmistificar conceitos que parecem complexos para quem não tem o conhecimento técnico. Ele explica, por exemplo, como surgiram os bancos, o mercado de ações, os títulos de dívida pública, os seguros, os derivativos – tudo com exemplos históricos e análises acessíveis.
Me chamou muita atenção a forma como ele aborda fatos históricos e traz para perto acontecimentos que poderiam passar despercebidos mas que dão muito mais contexto e nos ajudam a ligar pontos e fazem "a ficha cair". Digo isso, pois dentro do contexto da bolha imobiliária americana e a crise de 2008, ele traz a tona situação da Islândia em meio ao ocorrido, e busca entender as raízes psicológicas e institucionais por trás do colapso, o que me fez refletir sobre como decisões aparentemente racionais podem se transformar em comportamentos coletivos irracionais. Ainda nessa abordagem fora do senso comum, também explica a origem da previdência e casos como o comportamento das empresas de seguros diante de crises climáticas.
Por fim, é uma leitura recomendada para quem quer entender o passado para interpretar melhor o presente. Seja você um entusiasta da história, um investidor curioso, um profissional da área financeira ou alguém apenas interessado em entender o mundo à sua volta, A Ascensão do Dinheiro é um bom livro.


Comentários