Resenha: O Investidor de Bom Senso, de John Bogle
- Felipe Picanço
- 2 de abr.
- 1 min de leitura
Esse livro é uma verdadeira virada de chave. O Investidor de Bom Senso, do criador da Vanguard, John Bogle, me ensinou que não é preciso complexidade para investir bem, na verdade, é o oposto. Quanto mais simples, melhor.
A ideia central de Bogle é clara: invista em fundos de índice, mantenha os custos baixos e pense no longo prazo. Esse livro tira a gente do senso comum, nos mostra como o mercado financeiro muitas vezes se alimenta da nossa pressa e vaidade. É leitura obrigatória pra quem quer construir patrimônio com inteligência e consistência e parar de perder tempo tentando adivinhar o futuro.
Não lembro de outro livro que eu tenha feito tantas marcações quanto esse. Me parece que tudo que é dito e comprovado com dados históricos de mercado se torna automaticamente super interessante. Para cada contexto de mercado que vivemos, dá a vontade de ter a informação impressa, emoldurada na parede e dizer "é isso que o mercado está passando agora"
Algumas das passagens que marquei e achei interessante trazer aqui:
"Investir com sucesso consiste em minimizar a parcela dos retornos obtidos pelas empresas que é consumida pelo mercado financeiro e maximizar a parcela dos retornos que chega aos investidores por aí afora."
"No jogo do investimento, os crupiês financeiros sempre vencem e os investidores como um grupo perdem."
"Quer os mercados sejam eficientes ou não, a indexação funciona."
Até a próxima resenha!
Abs, Felipe Picanço, CGA


Comentários