Resenha: Tudo sobre déficit público
- Felipe Picanço
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
O cenário fiscal brasileiro pós pandemia me chamou a atenção para aprofundar meus estudos nessa questão tão estrutural para o país, que levanta amplos debates, e que em 2024 foi um assunto de enorme impacto para a gestão de portfólios de investimentos.
Acessei as engrenagens da política fiscal brasileira com o livro Tudo sobre déficit público, onde finalmente consegui começar a conectar os pontos de forma clara e didática. Os autores entregam um documento que embora obrigatoriamente cercado de termos técnicos, é um dos mais acessíveis para o leitor médio, já que eles possuem a preocupação de dialogar com um público mais amplo – algo raro e extremamente necessário no debate econômico.
O que mais me chamou atenção no livro foi a forma como os autores desconstroem mitos sobre o déficit público e explicam, com base em evidências, o que ele realmente significa para o país, dissecando conta por conta das receitas e das despesas. Por muitas vezes tomamos como real aquilo que vemos com frequência nos noticiários, mas não deveríamos, pois não é pela frequência que se mede a realidade, e sim pelo fato e pelo dado. Assim, consegui desconstruir algumas visões que eu tinha sobre a relevância do INSS, do quantitativo de funcionários públicos e do impacto de programas sociais nas contas públicas. E você provavelmente também irá desconstruir algum conceito pré estabelecido pelo senso comum que ainda não havia sido confrontado com com dados.
Uma citação que destaquei durante a leitura foi: "Regras fiscais frágeis ou constantemente burladas enfraquecem a confiança do mercado e da sociedade na capacidade do Estado de se manter solvente." Esse trecho me fez refletir sobre os impactos práticos da política fiscal na vida cotidiana e da credibilidade na condução da política econômica.
Além disso, a abordagem sobre a forma como a consolidação fiscal, para ser bem-sucedida, precisa ser gradual e combinada com reformas estruturais que elevem a produtividade, foi outra virada de chave. Esse equilíbrio entre responsabilidade fiscal e desenvolvimento é uma das mensagens mais importantes do livro, especialmente em tempos de polarização do debate econômico.
Tudo sobre déficit público é uma excelente leitura para gestores de investimentos ou entusiastas do assunto, que podem correlacionar os fatos fiscais com os resultados de seus investimentos dado os ruídos de mercado. Compreender o real significado do déficit público é um passo de amadurecimento do investidor.



Comentários